a million parachutes

for us

19 março 2004

:: pq?

por que escrevo? já me fiz muitas vezes essa pergunta. algumas vezes, não encontrando resposta, simplesmente deixava pra lá, parava de escrever. gosto de ler. escrever é outro departamento. na faculdade, numa aula de linguística, gostava da idéia de que todo leitor é um escritor também porque ao ler, o leitor interpreta tal qual o escritor faz com o mundo. a diferença é que o escritor materializa. talvez seja isso para qualquer tipo de profissão. não faço arte, quero deixar claro. não acredito na arte como está dita por aí. eu acredito em cerejas, cartas e quartos brancos. acredito sim.

pois bem. por que escrevo? não sei. gosto de conversar com as pessoas. talvez para mim escrever seja mais ouvir que falar. porque para escrever é preciso ouvir muito, prestar atenção, ler o que o mundo nos oferece. a gente não consegue escrever tudo que a gente ouve e talvez nem queiramos. o que separamos para dar concretude nas palavras são leituras que nos tocam um pouco mais. não escrevo porque preciso escrever. acho que escrevo porque quero ouvir.

e não confio nos escritores que não traem as palavras pela coisa humana. do mais, o por que eu escrevo não importo mais para mim que para quem perguntou. eu escrevo para ter mais coisas para conversar quando sair com a galera que lê prum chopps.