a million parachutes

for us

09 janeiro 2007

:: protesto

vou deixar aqui meu protesto quanto a decisão da justiça que obrigou os provedores do país a bloquear youtube. uma decisão irresponsável e sem nenhuma ponderação. eu, como usuário dos serviços do youtube, fico indignado que esse tipo de coisa aconteça no país. sim, acho justo bloquear o tal video da cicarelli, já que ela não quer que suas partes sejam mostradas por aí, mas e os tantos outros vídeos de videomakers como eu ou mesmo de pessoas comuns que querem divulgar suas idéias vão sofrer sanções só porque uma mulher com um bom advogado não conseguem encontrar uma maneira mais sensata de resolver o assunto?

como disse acho justo que a cicarelli queira que tirem o video de suas partes do ar. mas ela acha justo que todos os outros também estejam fora? é uma falta de compressão do semelhante que me enoja. para ela, está tudo bem, um belo "foda-se". acredito que ela está no direito dela, mas infelizmente a justiça preferiu o direito dela ao de uma grande maioria de usuários que divulgam trabalhos sérios, trocam correspondências audivisuais, circulam idéias em imagem e som.

eu estava lendo um livro do manuel castells sobre a história da internet. segundo ele, há uma ética que fez esse tipo de rede aflorar: o feedback. qualquer um pode dar sua opinião e ela será legitimada pelas outras pessoas que também podem dar a sua. acho que agora fudeu, né? agora um juiz qualquer dá a opinião e "foda-se" o resto. bom, eu pensava que era um avanço, mas vejo que está tudo na mesma. quem pode, pode. quem não pode, se sacode. é isso, cambada. abriu-se um precedente perigoso. e do modo como a coisa foi, acho que vamos começar a caminhar para trás.

para finalizar quero questionar a competência do promotor e juiz do caso. me pergunto se eles tiveram a sensibilidade de consultar algum técnico de informática e lhe perguntar se a atitude tomada resolvia alguma coisa. porque posso dizer, como profissional que trabalha com o meio, que existem n sites que podem fazer o mesmo serviço que o youtube e n maneiras de burlar os bloqueios das operadoras. a minha pergunta é: eles sabem disso? e alguém com tal cargo e responsabilidade não deveriam ter procurado saber, ou seja, estudado um pouco mais o caso para perceber o quão é inoperante e por isso ridícula - sim, seria cômico senão fosse trágico - a decisão tomada?

p.s. espero que e a cicarelle não leia isto. senão serei bloqueado também porque falei de suas partes.