a million parachutes

for us

26 julho 2004

:: these days
(ao som do disco twentysomething de cullum)

querida,

por uma dessas dificuldades da vida moderna (o trabalho pede presença, mas a impede cada vez mais) tive que ir até a velha faculdade. há muito não andava por aquelas bandas e muitas memórias, cheiros e claridades palpitaram em minha cabeça tão cheia de obrigações e compromissos. estava um dia lindo, apesar do frio. pude até rasgar o céu com o meu olhar e ver pedaços de sua lua. a cidade barulhenta, hoje para mim soou um piano grave e delicado. tive pouca pressa, aproveitei todas as minhas viagens.

pensei em ti com facilidade.

nesses dias em que a cidade tem esse tom menos contrastado por causa do frio, há cerejeiras localizadas e azaléias, muitas azaléias. sei da sua falta de predileção pela cor rosa, mas não pude deixar de comentar. no ônibus, vi muitas através da janela. não são os jardineiros que as cultivam. elas nascem em cantos em que gramas resistiram a estação. na usp, há árvores com flores amareladas, se há dois meses atrás ainda convivesse com velhos amigos, faríamos um vídeo no momento em que as folhas caíam e deixavam um manto sobre o chão. era um manto democratizante, dizia uma amiga, fazia seu carro velho tão belo quanto as caminhotes dos burgueses. ah, somos todos uns burgueses! eu dizia porque ela me pagava um sorvete.

pela manhã, li algum dos seus arquivos. vi um tempo que eu não existia; que não existíamos um para o outro. esse sentimento me perpassou o dia. porque não tenho dúvidas da sua existência, mas tenho da minha. suas borrachinhas... tive borrachinhas também. seus cabelos curtos... eu os cultivo assim agora. será que existo para esses dias? temos vinte e poucos anos e ainda nos convém muita coisa: cantar na chuva.

mas por agora, só queria existir um pouco mais para ti. talvez, em outro dia próximo quando eu recomeçar a andar pela cidade como se andasse na palma de sua mão.