a million parachutes

for us

10 fevereiro 2004

:: a língua dos bichos de pelucia

na última edição da scientific studies foi publicado um artigo de professores do departamento de linguistica da universidade de brinkey que abre novas perspectivas para o estudo dos significantes no mundo das representações.

basicamente os teóricos defendem a idéia de uma linguagem que vai se perdendo em invenção a medida que avanços nos anos. chamaram esta linguagem perdida de a língua dos bichos de pelúcia.

segundo natália brincamar, uma das professores do grupo "cute" como tem sido chamado, a invenção está dando lugar a uma gramatica cada vez mais autoritária a ponto de as palavras serem mais importantes que as pessoas. "é um absurdo respeitar alguém que tenha vocábulos e não culhões!", disse brincamar.

a idéia de bichos de pelúcia veio quando brincamar observou sua filha paula conversando anemidade com pipon, o coelho de pelúcia ganho no natal passado. "ela conversava com ele numa língua que para muitos seria absurda, cheias de palavras inventadas e verbos em tempos inexistentes". a primeira reação da pesquisadora foi um certo nervosismo com a idéia de que sua filha estivesse esquisofrênica. foi quando percebeu que de tanta incompreensão fluia um entendimento simples que partia do sorriso de paula.

os críticos mais referrenhos da teoria da escola de "cute" não tem poupados críticas. as mais assíduoas a chamam de infantil. o grupo se defende mostrando o dedo do meio.

[agência reutar]