a million parachutes

for us

24 agosto 2004

:: fé

querida,

andei pelas ruas do centro de são paulo a procura de um colar novo para você. a falta de dinheiro e o avesso aos shoppings ajudaram na escolha pela rua. pensei também que encontraria algum colar feito com alguma fé, dessa que você diz que anda perdendo.

andei por vários lugares e perguntei para muitos artesãos. disseram-me que talvez fosse mais fácil procurar perto das igrejas. retruquei que não era católico; mais: era um ateu. ficaram com dó de mim, acho, porque não sabiam indicar onde eu encontraria um colar assim.

já estava me conformando em ir para o shopping e comprar algo que tivesse algum outro tipo de valor quando uma amiga me perguntou por que estava com essa cara triste. contei-lhe o caso e ela, num tom de surpresa, disse-me:

-- eu sei fazer colares!

querida, era o mais próximo do que poderia ser sua fé perdida, pensei.

-- quando você acha que fica pronto? perguntei.

-- ora, quando você pegar o jeito é fácil.

fiquei ainda mais surpreso que ela! eu fazendo um colar? naquela hora pensei: se ela tem tanta certeza de que eu aprenderia e faria colares, é porque ela deve ter algum tipo de fé.

e talvez venha disso a santidade das coisas.