a million parachutes

for us

23 agosto 2004

:: jardim japonês

quando falei com itsuko sobre o meu desejo de fazer um jardim japonês, ela me recomendou que falasse com seu avô que cultivava há tempos mas que pela doença havia abandonado. disse que marcaria um encontro e que faria a sugestão de que doasse as ferramentas já que não havia ninguém da familia que se interessasse por jardinagem.

fiquei receoso por conhecê-lo, os japoneses são pessoas duras. recebeu-me bem. ofereceu chá e alguns doces. itsuko nos acompanhava, mas tratava seu avô como alguém que precisava de cuidados, estava a revelia do que ele falava.

disse-me ele que havia feito o jardim para que sua mulher pudesse cultivar carpas e que era muito agradável quando ela lia para ele já que tinha a visão já muito prejudicada. quando ela morreu, continuou ainda cuidando do jardim mas sem as carpas porque não era a arte que lhe competia.

mostrou-me as ferramentas. algumas adaptadas por ele mesmo. agradeci um pouco sem graça e brinquei que só me faltavam as carpas. então ele me disse que se eu tivesse no coração quem as cuidasse, ele ensinaria de bom grado como poderia dizer que a amava através das cerejeiras.