a million parachutes

for us

31 agosto 2004

:: as medicinas

minha amiga, já muito bêbada, falava-me sobre as dificuldades da vida moderna. dizia que tanta preocupação e velocidade só poderia dar em úlcera estomacal. avisou-me dos pacientes que somatizam o estresse em dor.

-- o suco gástrico! a vida está sendo dissolvida pelo suco gástrico, menino!

e depois ela me relatou a constituição dessa mistura: pepsina, renina e ácido clorídrico. perguntei se não era exagero culpar o suco gástrico pelos males da vida. ela, em sua embriaguez, quietou-se, absorta. arrependi-me pela ousadia e quando ia começar um outro assunto, virou-se para mim e disse:

-- sabe o que é vida, menino?

fiz não com a cabeça espantando.

-- a vida é essa eterna luta de não deixar que o suco gástrico mate as borboletas do estômago.