a million parachutes

for us

27 junho 2004

:: a república dos filosófos

passei pela cidade de rego freitas a trabalho. nunca pensei que poderia chamar um lugar com uma única avenida de cidade, mas era o nome oficial. tinha 1 prefeito e 5 vereadores. dispensavam as oficialidades, discutiam no bar a política.

o meu trabalho era tirar algumas fotos dessa cidade. um registro documental de sua existência. colocou um copo de cerveja e outro de cachaça na minha frente, o prefeito perguntou:

-- conheces platão?

respondi que havia estudado um pouco no colegial, mas que não era adepto das filosofias.

-- não tens amor ao saber? não amas a sofia?

sofia, para mim, era o nome de uma cachorra de uma amiga. e eu tinha até um amor platônica pela dona da sofia, mas talvez ele não achasse tanta graça quanto eu.

-- pois, meu jovem, rego freitas é a república dos filosófos como platão idealizou !

explicou-me que platão havia escrito que os filósofos eram os mais capazes para a administração pública. que se todo o mundo fosse desta maneira, não teríamos tantas desgraças que assolam o gênero humano. depois indicou-me alguns prédios e pontes. pediu para os vereadores fazerem poses para fotos. tirei apenas 3 filmes e foi o suficiente. o prefeito tirou uma nota de 50 e 2 de 10 reais do bolso e disse:

-- mande-me quando ficarem prontas, mas antes de ir, tome mais uma com a gente.

uma semana depois de ter enviado, encontro na minha caixa postal as mesmas fotos com o carimbo de "endereço inexistente e/ou não identificável, por favor, verificar e tentar novamente".

achei essa uma metáfora ruim.